SOLAR FOTOVOLTAICO

ESQUEMA DE LIGAÇÃO DOS PAINEIS SOLARES






COLECTORES SOLARES


- Módulo Solar monocristalino .




Um módulo solar fornece nos seus bornes uma corrente contínua (CC) quando exposto à luz solar. Esta corrente serve para carregar baterias em sistemas autónomos ou pode alimentar uma rede de CA existente através de um inversor de ligação à rede.
Os paineis deverão ter uma potencia de produção suficiente para fornecer energia eléctrica, para as necessidades de iluminação e dos equipamentos instalados, diariamente para uma utilização máxima.



-Painel solar com 2 módulos policristalinos fixo.

















Nota: As ligações dos módulos solares podem ser feitos em paralelo e em série, em série permite o aumento de tensão e em paralelo o aumento de corrente.





- Ligação paralelo 4 módulos solares
- Ligação paralelo/Série 4 módulos solares
- Ligação série 4 módulos solares ( aconselhável para ligar à rede )


- Seguidor Solar






Permite um aumento de produção de energia na ordem do 35% face aos sistemas fixos.










- REGULADOR DE CARGA













Gere o input e output de energia das baterias, protegendo-as contra sobrecargas e descargas profundas e ao mesmo tempo proporcionam melhor desempenho das instalações fotovoltaicas.
Existem 3 tipos de reguladores, 12 volts, 24 volts ou 48 volts. São estes equipamentos que ao receberem a energia produzida pelos paineis a enviam para as baterias.



- BATERIAS






A energia é armazenada para uso posterior quando não há luz solar, este dispositivo de armazenamento funciona como compensador entre a produção e o consumo.







- INVERSORES DE CORRENTE

Os painéis solares produzem corrente contínua, como a maioria dos electrodomésticos consomem corrente alterna, existe a necessidade de colocar um inversor para converter corrente CC das baterias em CA.













O inversor onda sinusoidal pura, transforma a corrente contínua em corrente alterna, com entrada 12V, saída 230vac a 50Hz ,inclui protecção sobrecarga e sobretensão. Os inversores monofásicos com potências entre 1,8 kw e 4,6 kw são ideais para pequenas instalações solares.
Os inversores servem só para transformar aenergia contínua (12, 24 ou 48 volts) em energia alterna (220 volts). Se se quiser produzir energia trifásica terá que se colocar 1 inversor trifásico.



- APOIO ( ex: Aerogerador )





Aerogerador eólico de 2,5 m de diâmetro de rotor e 1500 W de potência máxima. Pode ser fornecido em 12, 24 ou 48 V.
Os aerogeradores eólicos são o melhor apoio para melhorar a sua intalação solar, a função deste aerogerador é de substituir o colector solar nas horas de vazio (ex: Noite, dias mais escuros ).






- CABLAGEM






A cablagem dos sistemas fotovoltaicos tem de preencher elevados níveis de exigência com materiais isolantes, que envolvem raios electrónicos ligados em rede, que não contêm halogénio e que são resistentes ao frio e ao calor. A temperaturas em funcionamento contínuo entre -40°C e os +125°C, dispõem de uma alta resistência face aos efeitos do intemperismo, como raios ultravioleta ou ozono, e são resistentes à hidrólise.




- RELÉS DE SEGURANÇA DO CIRCUITO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO


A função dos relés é proteger o circuito de corrente continua e o inversor .